O papel da educação na vida da criança seja na
educação infantil quanto nos anos iniciais é de absoluto cunho pedagógico.
Piaget declara que o objetivo da educação deve estar centrado na autonomia da
criança.
As
crianças com idade entre cinco e seis anos de idade, não freqüentam, a escola
apenas para brincar. Nesta idade elas estão construindo conceitos. Inicialmente
os pré-conceitos, indícios em seguida vão sendo construídos os conceitos
lógico-matemático. No que se refere ao conceito dos números, “por exemplo”, ele
começa antes da ida à escola. Desde que ela seja estimulada na família e nas
relações cotidianas. Piaget compreendeu também que a criança desenvolve dois
tipos de conhecimento, o conhecimento físico e o lógico. Com isso podemos
concluir que o pensamento numérico pode ser desenvolvido naturalmente, sem
necessidade de o professor determinar o horário da aula de matemática. Existem
muitas maneiras de fazer com que um ambiente torne-se facilitador do conhecimento
lógico-matemático, uma delas é usar coisas do cotidiano da criança como: ao
arrumar uma mesa para a refeição pergunte para a ela em quantos estamos? , em
seguida peça que a mesma separe o número de pratos e talheres para serem
colocados à mesa.
Neste contexto, a criança tem a oportunidade
de lidar com situações que envolvam seriação e classificação. Cabe a educação
infantil proporcionar momentos onde elas possam experimentar e viverem a
formação efetiva deste conceito. Através de jogos e brincadeiras estes
conceitos vão se estruturando e com o tempo elas construirão conceitos de
espaço, distância, limites e tempo.
A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO
DO CONCEITO DOS NÚMEROS.
Partimos
do princípio de que o professor não constrói conceitos e nem ensina, o
professor é o mediador, pois ele ajudará o aluno a construí-lo. Para que o
aluno construa o conceito de número que é uma atividade muito complexa, é
necessário que o mesmo proponha atividades de classificação, seriação e
ordenação de quantidade. Estas experiências permitirão à criança abstrair
características comuns que ajudarão nesta conclusão. È importante que o
professor a cada atividade sugerida aumente o grau de dificuldade, pois isso
permitirá que ela desenvolva também o raciocínio lógico-matemático. Lembrando
sempre que esta construção exige tempo e envolve várias gradações como: números
naturais, reais e negativos.
CONCEITO DE ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO,
MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO.
Adição: A adição está relacionada ao conceito
de “juntar”, somar ou agrupar. È uma operação de ordem natural e está presente
na noção de números, inclusive na construção dos números naturais.
Subtração: Diferente da adição esta operação
consiste no ato de “repartir”, retirar ou diminuir. Para as crianças esta é uma
atividade mais complexa por isso, é mais difícil elas identificarem a presença
da subtração nas atividades sugeridas e até no dia-a-dia.
Multiplicação: Esta pode ser considerada como uma
adição em parcelas iguais.
Divisão: A divisão faz parte do nosso
cotidiano, e com as crianças isso não é diferente, pois desde cedo elas são
instruídas a repartirem as coisas.
È
importante lembrar que diariamente trabalhamos as quatro operações, seja no
restaurante, cinema, parque e até mesmo na escola.
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