No
processo de ensino e aprendizagem é importante a fundamentação da matemática na
vida da criança, pois, elas levarão o que irão aprender por toda a vida.
Para uma
melhor aplicação da matemática na fase inicial dos alunos podemos utilizar
jogos pedagógicos, lúdicos com o objetivo de uma melhor aprendizagem do
conteúdo.
No processo inicial da construção
do conceito de número, o professor precisa criar intervenções para que a
matemática se torne clara e objetiva para a criança.
Sob a
ótica de Piaget, a criança aprende através das interações sociais, onde precisa
vivenciar situações concretas e estabelecer relações para construir novos
conhecimentos. Em relação à matemática, faz-se necessário aplicá-la também em
situações concretas, para que o aluno consiga interagir, sentir, tocar e ver.
O professor precisa mapear a interação do
aluno, observando e identificando quais os conhecimentos prévios, os interesses
e as expectativas da criança durante o processo de ensino-aprendizagem.
Ao introduzir os números, a criança estará
no processo pré-operacional, no nível pré- operatório, a criança ainda não
consegue ordenar do maior para o menor, por exemplo. Isso porque ela não
consegue relacionar o próximo objeto a ser colocado.
Cada atividade pode ser feira de uma forma
mais adequada à série ou idade do aluno, usando objetos diferentes, figuras
geométricas, cores e tamanhos diferentes, espessura, texturas e comprimentos,
observando o grau de dificuldade e aprendizagem de cada um.
Seriação:
A Seriação pertence às relações chamadas assimétricas,
ou seja, são aquelas utilizadas ao seriar objetos considerando a ordem linear
de grandeza desses elementos. Sendo assim, pode-se seriar objetos numa ordem do
maior para o menor, do menor para o maior, do mais grosso para o
mais fino, do mais fino para o mais grosso, do mais pesado para o mais leve e
vice- versa, etc. Desenvolver a habilidade de seriar é importante, pois é
também deste modo que a criança aprende a sucessão natural dos números, segundo
Piaget. Ou seja, a criança só constrói o quatro depois do um, do dois e do
três, e depois do quatro constrói o cinco, o seis, colocando os elementos na
ordem.
Atividades de seriação:
Classificação:
Aproximar elementos semelhantes, agrupar ou organizar elementos com algum
atributo comum a todos eles. A estrutura lógica de classificação se desenvolve
de forma gradual e em etapas.
Numerização: È a aprendizagem dos números em
sua correlação com suas respectivas quantidades. Sequencia numérica, de 0 ao 9,
segue progressivamente na estrutura do mais um, cada número tem um antecessor e
um sucessor, exceto o zero.
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