Alguns estudiosos defendem que a matemática teria surgido de
necessidades práticas urgentes do homem, como a demarcação de áreas, o
levantamento de seu rebanho, partindo para a valoração de objetos.
Os gregos fizeram-na uma ciência propriamente dita sem a preocupação de
suas aplicações práticas.
Nos séculos IX e VIII a.C. Os
babilônios e os egípcios já tinham uma álgebra e uma geometria, que era a
matemática cultivada entre os escribas
responsáveis pelos tesouros reais. Apesar de todo material algébrico
que tinham os babilônios e egípcios, só podemos encarar a matemática como
ciência, a partir dos séculos VI e V a.C. na Grécia.
Como efetuar cálculos rápidos e precisos. Foi partindo dessa necessidade
imediata que estudiosos do Antigo Egito passaram a representar a quantidade de
objetos de uma coleção através de desenhos – os símbolos. A criação dos
símbolos foi um passo muito importante para o desenvolvimento da Matemática.
Na Pré-História, o homem juntava 3 bastões com 5 bastões para obter 8
bastões. Hoje sabemos representar esta operação por meio de símbolos. O sistema
de numeração egípcio baseava-se em sete números-chave, 1 10 100 1.000 10.000
100.000 1.000.000. Os egípcios usavam símbolos para representar esses
números. Um traço vertical representava 1 unidade: Um osso de calcanhar
invertido representava o número 10: Um laço valia 100 unidades: Uma flor de
lótus valia 1.000: Um dedo dobrado valia 10.000: Com um girino os egípcios
representavam 100.000 unidades: Uma figura ajoelhada, talvez representando um
deus, valia 1.000.000.
Contando com os romanos.
De todas as civilizações da antiguidade, os romanos foi sem dúvida a mais importante, seu
centro era a cidade de Roma, que se desenvolveu e aperfeiçoou o número
concreto, que vinha sendo usado desde a época das cavernas.
O sistema de numeração romano, eles não inventaram símbolos novos para
representar os números; usaram as próprias letras do alfabeto.
I V X L C D M, o sistema de numeração romano baseava-se em sete números-chave: I tinha o valor 1. V valia 5. X representava 10 unidades. L indicava 50 unidades. C valia 100. D valia 500. M valia 1.000.
I V X L C D M, o sistema de numeração romano baseava-se em sete números-chave: I tinha o valor 1. V valia 5. X representava 10 unidades. L indicava 50 unidades. C valia 100. D valia 500. M valia 1.000.
O sistema de numeração romano foi adotado por muitos povos. Mas ainda
era difícil efetuar cálculos com este sistema. Por isso, matemáticos de todo o
mundo continuaram a procurar intensamente símbolos mais simples e mais
apropriados para representar os números.
E como resultado dessas pesquisas, aconteceu na Índia uma das mais
notáveis invenções de toda a história da Matemática: O sistema de numeração
decimal.
Os Hindus
Os Hindus introduzem um símbolo completamente novo no sistema de
numeração até então desconhecido: o ZERO. Isto causa uma verdadeira revolução
na "arte de calcular".
Para formar o seu sistema de numeração, o passo mais importante dado
pelos hindus foi – a invenção do zero -
a ideia dos hindus de introduzir uma notação para uma posição vazia –
ocorreu na Índia, no fim do século VI. Mas foram necessários muitos séculos para
que esse símbolo chegasse à Europa. Com a introdução do décimo sinal – o zero –
o sistema de numeração tal qual o conhecemos hoje estava completo.
Os símbolos criados pelos hindus mudaram bastante. Hoje, estes símbolos
são chamados de algarismos indo-arábico.
Se foram os matemáticos hindus
que inventaram o nosso sistema de numeração, o que os árabes têm a ver com
isso?E por que os símbolos. 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 são chamados de
algarismos?
Os árabes divulgam ao mundo os números hindus, Al-Khowarizmi decidiu
contar ao mundo as boas novas. Escreveu um livro chamado Sobre a arte hindu de
calcular, explicando com detalhes como funcionavam os dez símbolos hindus. Com
o livro de AL-Khowarizmi, matemáticos do mundo todo tomaram conhecimento do
sistema de numeração hindu.
Dá-se início à propagação da cultura dos hindus por meio dos árabes.
Estes levam à Europa os denominados "Algarismos arábicos", de
invenção dos hindus. Um dos maiores propagadores da matemática nesse tempo foi,
sem dúvida, o árabe Mohamed Ibn Musa Alchwarizmi, de cujo nome resultou em
nossa língua as palavras algarismos e Algoritmo.
Apresentação para o 5° ano.
tema: A História da Matemática
Como surgiram os números?
A criação dos símbolos.
Na pré-história o homem juntava 3 bastões com 5 bastões para obter 8 bastões.
O sistema de numeração egípcio baseava-se em 7 números-chave: 1, 10, 100, 1.000, 10.000, 100.000, 1.000.000.
O sistema romano, eles não usaram símbolos novos, mas as próprias letras do alfabeto: I V X L C D M.
Os números estão presentes em quase tudo do cotidiano da criança, como quantidade de lápis que possui, quantas pessoas existem na família, o número do telefone, o número da casa em que mora e etc.
Os números eram ensinados de uma maneira repetitiva e através de memorização, hoje o professor pode fazer uso de várias maneiras daquilo que a criança vivencia no seu dia a dia, como: toco da padaria, ou passagem de ônibus, se a criança possuir cofrinho, quantas moedas ele possui, com recortes de fôlder e propagandas de supermercado, tudo serve de forma criativa e estimulante para se aprender matemática, facilitando a apredizagem e estimulando o aluno a alcançar o objetivo proposto.
Atividade: algarismos romano
Atividades de unidade e dezenas
Atividade de adição.
Atividade de subtração.
Atividade de multiplicação.
Atividade de divisão.
Ótima postagem da história. Me ajudou Abraços
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