Devemos mostrar aos alunos a conexão entre os problemas matemáticos e os
acontecimentos da vida diária, assim, ele poderá associar as ações cotidianas
que envolvam quantidades com o que ele vivencia nas aulas de matemática. Com
isso, podemos explicar os significados das quatro operações com exemplos
práticos
TIPOS DE “SITUAÇÃO PROBLEMA"
As
quatro operações matemáticas são constantes em nosso dia-a-dia, onde quer que
estejamos mesmo sem perceber acabamos utilizando as mesmas. Se estivermos no
mercado, por exemplo, e compramos algo, certamente acabamos por comprar alguns
itens, terminadas a compra vamos ao caixa e efetuamos o pagamento e recebemos o
troco. Pronto, acabamos de realizar duas operações, a adição e a subtração. O
mesmo pode ocorrer com a multiplicação e a divisão.
A
adição é usada quando queremos “juntar” objetos ou coisas em um determinado
lugar. Usamos a adição também para contar dinheiro, quando vamos ao shopping,
cinema etc.
A
subtração é usada quando precisamos “tirar” alguma coisa, ou quando estamos
brincando e um amigo resolve sair da brincadeira, automaticamente ficamos com
“menos um”. Isso também ocorre quando pagamos nosso sorvete e recebemos o troco.
A
multiplicação é usada quando queremos juntar muitas vezes a mesma coisa.
**
RELATÓRIO
DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES APLICADAS
Aplicamos
as atividades para alunos dos primeiros anos do ensino fundamental, sendo uma
turma da rede pública (estadual) e outra em uma turma também de primeiro ano,
porém, em uma escola particular.
Durante
a realização dos exercícios, pudemos perceber grande domínio do conteúdo por
parte da maioria dos alunos, nas atividades propostas. Apenas uma aluna
encontrou certa dificuldade nos exercícios de adição, mas com a intervenção do
professor ela conseguiu realizar com sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário