Todas as coisas são números.

Pitágoras

quarta-feira, 3 de abril de 2013

A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMEROS



 O papel da educação na vida da criança seja na educação infantil quanto nos anos iniciais é de absoluto cunho pedagógico. Piaget declara que o objetivo da educação deve estar centrado na autonomia da criança.
As crianças com idade entre cinco e seis anos de idade, não freqüentam, a escola apenas para brincar. Nesta idade elas estão construindo conceitos. Inicialmente os pré-conceitos, indícios em seguida vão sendo construídos os conceitos lógico-matemático. No que se refere ao conceito dos números, “por exemplo”, ele começa antes da ida à escola. Desde que ela seja estimulada na família e nas relações cotidianas. Piaget compreendeu também que a criança desenvolve dois tipos de conhecimento, o conhecimento físico e o lógico. Com isso podemos concluir que o pensamento numérico pode ser desenvolvido naturalmente, sem necessidade de o professor determinar o horário da aula de matemática. Existem muitas maneiras de fazer com que um ambiente torne-se facilitador do conhecimento lógico-matemático, uma delas é usar coisas do cotidiano da criança como: ao arrumar uma mesa para a refeição pergunte para a ela em quantos estamos? , em seguida peça que a mesma separe o número de pratos e talheres para serem colocados à mesa.
 Neste contexto, a criança tem a oportunidade de lidar com situações que envolvam seriação e classificação. Cabe a educação infantil proporcionar momentos onde elas possam experimentar e viverem a formação efetiva deste conceito. Através de jogos e brincadeiras estes conceitos vão se estruturando e com o tempo elas construirão conceitos de espaço, distância, limites e tempo.
     A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DOS NÚMEROS.
Partimos do princípio de que o professor não constrói conceitos e nem ensina, o professor é o mediador, pois ele ajudará o aluno a construí-lo. Para que o aluno construa o conceito de número que é uma atividade muito complexa, é necessário que o mesmo proponha atividades de classificação, seriação e ordenação de quantidade. Estas experiências permitirão à criança abstrair características comuns que ajudarão nesta conclusão. È importante que o professor a cada atividade sugerida aumente o grau de dificuldade, pois isso permitirá que ela desenvolva também o raciocínio lógico-matemático. Lembrando sempre que esta construção exige tempo e envolve várias gradações como: números naturais, reais e negativos.
     CONCEITO DE ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO.
Adição: A adição está relacionada ao conceito de “juntar”, somar ou agrupar. È uma operação de ordem natural e está presente na noção de números, inclusive na construção dos números naturais.
Subtração: Diferente da adição esta operação consiste no ato de “repartir”, retirar ou diminuir. Para as crianças esta é uma atividade mais complexa por isso, é mais difícil elas identificarem a presença da subtração nas atividades sugeridas e até no dia-a-dia.
Multiplicação: Esta pode ser considerada como uma adição em parcelas iguais.

Divisão: A divisão faz parte do nosso cotidiano, e com as crianças isso não é diferente, pois desde cedo elas são instruídas a repartirem as coisas.



È importante lembrar que diariamente trabalhamos as quatro operações, seja no restaurante, cinema, parque e até mesmo na escola.

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