Todas as coisas são números.

Pitágoras

quarta-feira, 3 de abril de 2013

A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO OPERATÓRIO



          No processo de ensino e aprendizagem é importante a fundamentação da matemática na vida da criança, pois, elas levarão o que irão aprender por toda a vida.
     Para uma melhor aplicação da matemática na fase inicial dos alunos podemos utilizar jogos pedagógicos, lúdicos com o objetivo de uma melhor aprendizagem do conteúdo.

    No processo inicial da construção do conceito de número, o professor precisa criar intervenções para que a matemática se torne clara e objetiva para a criança.
Sob a ótica de Piaget, a criança aprende através das interações sociais, onde precisa vivenciar situações concretas e estabelecer relações para construir novos conhecimentos. Em relação à matemática, faz-se necessário aplicá-la também em situações concretas, para que o aluno consiga interagir, sentir, tocar e ver.

 
     O professor precisa mapear a interação do aluno, observando e identificando quais os conhecimentos prévios, os interesses e as expectativas da criança durante o processo de ensino-aprendizagem.

     Ao introduzir os números, a criança estará no processo pré-operacional, no nível pré- operatório, a criança ainda não consegue ordenar do maior para o menor, por exemplo. Isso porque ela não consegue relacionar o próximo objeto a ser colocado.
  Cada atividade pode ser feira de uma forma mais adequada à série ou idade do aluno, usando objetos diferentes, figuras geométricas, cores e tamanhos diferentes, espessura, texturas e comprimentos, observando o grau de dificuldade e aprendizagem de cada um.

    
   




 Seriação:
     A Seriação pertence às relações chamadas assimétricas, ou seja, são aquelas utilizadas ao seriar objetos considerando a ordem linear de grandeza desses elementos. Sendo assim, pode-se seriar objetos numa ordem do maior para o menor, do menor para o maior, do mais grosso para o mais fino, do mais fino para o mais grosso, do mais pesado para o mais leve e vice- versa, etc. Desenvolver a habilidade de seriar é importante, pois é também deste modo que a criança aprende a sucessão natural dos números, segundo Piaget. Ou seja, a criança só constrói o quatro depois do um, do dois e do três, e depois do quatro constrói o cinco, o seis, colocando os elementos na ordem.

           
Atividades de seriação:
                 
    
Classificação: Aproximar elementos semelhantes, agrupar ou organizar elementos com algum atributo comum a todos eles. A estrutura lógica de classificação se desenvolve de forma gradual e em etapas.
   

     Numerização: È a aprendizagem dos números em sua correlação com suas respectivas quantidades. Sequencia numérica, de 0 ao 9, segue progressivamente na estrutura do mais um, cada número tem um antecessor e um sucessor, exceto o zero.
     
 



              



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