Todas as coisas são números.

Pitágoras

quarta-feira, 3 de abril de 2013

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA



Alguns estudiosos defendem que a matemática teria surgido de necessidades práticas urgentes do homem, como a demarcação de áreas, o levantamento de seu rebanho, partindo para a valoração de objetos.

Os gregos fizeram-na uma ciência propriamente dita sem a preocupação de suas aplicações práticas.
Nos séculos IX e VIII  a.C. Os babilônios e os egípcios já tinham uma álgebra e uma geometria, que era a matemática  cultivada entre os escribas responsáveis pelos tesouros reais. Apesar de todo material algébrico que tinham os babilônios e egípcios, só podemos encarar a matemática como ciência, a partir dos séculos VI e V a.C. na Grécia.

 Os Egípcios criam símbolos
Como efetuar cálculos rápidos e precisos. Foi partindo dessa necessidade imediata que estudiosos do Antigo Egito passaram a representar a quantidade de objetos de uma coleção através de desenhos – os símbolos. A criação dos símbolos foi um passo muito importante para o desenvolvimento da Matemática.
Na Pré-História, o homem juntava 3 bastões com 5 bastões para obter 8 bastões. Hoje sabemos representar esta operação por meio de símbolos. O sistema de numeração egípcio baseava-se em sete números-chave, 1 10 100 1.000 10.000 100.000 1.000.000. Os egípcios usavam símbolos para representar esses números. Um traço vertical representava 1 unidade: Um osso de calcanhar invertido representava o número 10: Um laço valia 100 unidades: Uma flor de lótus valia 1.000: Um dedo dobrado valia 10.000: Com um girino os egípcios representavam 100.000 unidades: Uma figura ajoelhada, talvez representando um deus, valia 1.000.000.

Contando com os romanos.

De todas as civilizações da antiguidade, os  romanos foi sem dúvida a mais importante, seu centro era a cidade de Roma, que se desenvolveu e aperfeiçoou o número concreto, que vinha sendo usado desde a época das cavernas.
O sistema de numeração romano, eles não inventaram símbolos novos para representar os números; usaram as próprias letras do alfabeto.
I V X L C D M, o sistema de numeração romano baseava-se em sete números-chave: I tinha o valor 1. V valia 5. X representava 10 unidades. L indicava 50 unidades. C valia 100. D valia 500. M valia 1.000.
O sistema de numeração romano foi adotado por muitos povos. Mas ainda era difícil efetuar cálculos com este sistema. Por isso, matemáticos de todo o mundo continuaram a procurar intensamente símbolos mais simples e mais apropriados para representar os números.
E como resultado dessas pesquisas, aconteceu na Índia uma das mais notáveis invenções de toda a história da Matemática: O sistema de numeração decimal.



Os Hindus
Os Hindus introduzem um símbolo completamente novo no sistema de numeração até então desconhecido: o ZERO. Isto causa uma verdadeira revolução na "arte de calcular".
Para formar o seu sistema de numeração, o passo mais importante dado pelos hindus foi – a invenção do zero -  a ideia dos hindus de introduzir uma notação para uma posição vazia – ocorreu na Índia, no fim do século VI. Mas foram necessários muitos séculos para que esse símbolo chegasse à Europa. Com a introdução do décimo sinal – o zero – o sistema de numeração tal qual o conhecemos hoje estava completo.
Os símbolos criados pelos hindus mudaram bastante. Hoje, estes símbolos são chamados de algarismos indo-arábico.
 Se foram os matemáticos hindus que inventaram o nosso sistema de numeração, o que os árabes têm a ver com isso?E por que os símbolos. 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 são chamados de algarismos?
Os árabes divulgam ao mundo os números hindus, Al-Khowarizmi decidiu contar ao mundo as boas novas. Escreveu um livro chamado Sobre a arte hindu de calcular, explicando com detalhes como funcionavam os dez símbolos hindus. Com o livro de AL-Khowarizmi, matemáticos do mundo todo tomaram conhecimento do sistema de numeração hindu.
Dá-se início à propagação da cultura dos hindus por meio dos árabes. Estes levam à Europa os denominados "Algarismos arábicos", de invenção dos hindus. Um dos maiores propagadores da matemática nesse tempo foi, sem dúvida, o árabe Mohamed Ibn Musa Alchwarizmi, de cujo nome resultou em nossa língua as palavras algarismos e Algoritmo.



 

Apresentação para o 5° ano.

tema: A História da Matemática



Como surgiram os números?




A criação dos símbolos.
Na pré-história o homem juntava 3 bastões com 5 bastões para obter 8 bastões.


O sistema de numeração  egípcio baseava-se em 7 números-chave:  1, 10, 100, 1.000, 10.000, 100.000, 1.000.000.
O sistema romano, eles não usaram símbolos novos, mas as próprias letras do alfabeto: I V X L C D M.

Os números estão presentes em quase tudo do cotidiano da criança, como quantidade de lápis que possui, quantas pessoas existem na família, o número do telefone, o número da casa  em que mora e etc.
Os números eram ensinados de uma maneira repetitiva e através de memorização, hoje o professor pode fazer uso de várias maneiras daquilo que a criança vivencia no seu dia a dia, como: toco da padaria, ou passagem de ônibus, se a criança possuir cofrinho, quantas moedas ele possui, com recortes de fôlder e propagandas de supermercado, tudo serve de forma criativa e estimulante para se aprender matemática, facilitando a apredizagem e estimulando o aluno a alcançar o objetivo proposto.

Atividade: algarismos  romano


Atividades de unidade e dezenas

Atividade de adição.

Atividade de subtração.

Atividade de multiplicação.
Atividade de divisão.

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