Todas as coisas são números.

Pitágoras

segunda-feira, 8 de abril de 2013

CONSTRUÇÃO CONCEITUAL DAS OPERAÇÕES


Devemos mostrar aos alunos a conexão entre os problemas matemáticos e os acontecimentos da vida diária, assim, ele poderá associar as ações cotidianas que envolvam quantidades com o que ele vivencia nas aulas de matemática. Com isso, podemos explicar os significados das quatro operações com exemplos práticos


TIPOS DE “SITUAÇÃO PROBLEMA"


As quatro operações matemáticas são constantes em nosso dia-a-dia, onde quer que estejamos mesmo sem perceber acabamos utilizando as mesmas. Se estivermos no mercado, por exemplo, e compramos algo, certamente acabamos por comprar alguns itens, terminadas a compra vamos ao caixa e efetuamos o pagamento e recebemos o troco. Pronto, acabamos de realizar duas operações, a adição e a subtração. O mesmo pode ocorrer com a multiplicação e a divisão.

A adição é usada quando queremos “juntar” objetos ou coisas em um determinado lugar. Usamos a adição também para contar dinheiro, quando vamos ao shopping, cinema etc.
  
A subtração é usada quando precisamos “tirar” alguma coisa, ou quando estamos brincando e um amigo resolve sair da brincadeira, automaticamente ficamos com “menos um”. Isso também ocorre quando pagamos nosso sorvete e recebemos o troco.



A multiplicação é usada quando queremos juntar muitas vezes a mesma coisa.


A divisão é usada quando queremos repartir alguma coisa em partes iguais, assim saberemos quantas vezes uma quantidade cabe na outra. Porém, vale lembrar que na divisão nem sempre o resultado é exato em sua quantidade.
**
RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES APLICADAS

Aplicamos as atividades para alunos dos primeiros anos do ensino fundamental, sendo uma turma da rede pública (estadual) e outra em uma turma também de primeiro ano, porém, em uma escola particular.
Durante a realização dos exercícios, pudemos perceber grande domínio do conteúdo por parte da maioria dos alunos, nas atividades propostas. Apenas uma aluna encontrou certa dificuldade nos exercícios de adição, mas com a intervenção do professor ela conseguiu realizar com sucesso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário